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13 de setembro de 2021
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Storytelling: aprenda os conceitos e saiba a importância dele em sua campanha de marketing

É muito provável que você já tenha ouvido falar em storytelling. Essa técnica é bastante usada como ferramenta de marketing por diversas empresas e traz resultados excelentes em termos de buzz e de memorização da marca.

 

Vale muito a pena conhecer melhor o conceito e saber como aplicá-lo nas suas campanhas. Saiba mais sobre o assunto!

 

Qual o significado da palavra storytelling?

 

O termo storytelling vem da junção das palavras “tell”, que significa contar, e “story”, que pode ser traduzida como história.

 

Como o próprio nome indica, o storytelling trata da habilidade de contar histórias, com o objetivo de envolver o público. Essa narrativa deve ser bem articulada e relevante.

 

Tal técnica permite a formação de ligações entre as pessoas, ajudando na interação e mexendo com as emoções.

 

Qual a importância do storytelling para o seu negócio?

 

Atualmente, como temos tantas informações o tempo todo, se distrair é algo muito fácil e comum.

 

Diante desse cenário, o storytelling tornou-se uma importante ferramenta para atrair a atenção do consumidor e, mais do que isso, fazer com que a sua marca fique na memória do público.

 

Essa técnica cativa o ouvinte, conduzindo-o até a conclusão da história e criando uma conexão emocional: ela é essencial para que a estratégia realmente funcione, trazendo os resultados esperados.

 

Alguns pesquisadores defendem que, quando se ouve uma história, as atividades cerebrais entram em ação e ativam as ligações relacionadas às funções motoras indicadas. Por exemplo, ao ouvir que “fulano bebeu um líquido refrescante”, nosso cérebro gera atividades relacionadas a ingerir algo e à sensação de refrescância, evocando a experiência.

 

Esse mecanismo ajuda a gerar uma emoção no receptor, servindo de gancho para que a história consiga afetá-lo.

 

Quais os conceitos do storytelling?

 

Conheça os principais elementos de um storytelling, para que você consiga aplicar essa estrutura nas peças de comunicação da sua empresa.

 

Crie uma boa história

 

Se a narrativa do seu storytelling for algo entediante, dificilmente a abordagem vai atingir os objetivos desejados.

 

Pense em algo realmente envolvente e que toque as pessoas. Para isso, vale refletir sobre o público-alvo, avaliando suas dores e expectativas, e como o produto pode ajudar a melhorar a vida dessas pessoas.

 

Procure deixar a história leve e, sempre que possível, utilize outros elementos audiovisuais, como imagens e sons. Isso ajuda a criar uma experiência mais completa e memorável.

 

Use um “slogan”

 

O slogan é um velho conhecido dos profissionais de marketing, e que também pode ser aplicado no storytelling para criar impacto.

 

Essa frase deve resumir a mensagem principal da história e apresentar os valores da marca. 

 

Ele também deve ser memorável, para gerar uma rápida identificação do público em relação ao que está sendo vendido.

 

O “Just do it” da Nike e o “Feito para você” do Itaú são excelentes exemplos de slogan, que fecham muito bem os vídeos publicitários feitos pelas marcas inclusive, muitos deles têm storytelling em sua composição.

 

Tenha começo, meio e fim

 

O storytelling só terá bons resultados se a história for consistente, tendo início, desenvolvimento e conclusão. A organização da narrativa ajuda a conquistar o público e a conduzir ao ápice da história.

 

Também vale usar exemplos e metáforas para apresentar a mensagem. Um encerramento forte, que ajude a fixar a ideia na mente do público, é outro ponto bastante importante.

 

Sempre que possível, traga também um CTA (Call to Action), que leve a audiência a alguma ação clara, como conhecer mais sobre a empresa ou sobre o produto, por exemplo.

 

Um bom exemplo de storytelling

 

Para ilustrar melhor o uso do storytelling em campanhas de marketing, vamos usar o case da marca de sabonetes Dove, que procura conscientizar as mulheres sobre sua beleza própria, fazendo com que elas valorizem seus traços naturais.

 

O vídeo mostra um desenhista de retratos falados que, a princípio, usa a descrição de mulheres sobre si mesmas. Na sequência, ele faz o retrato da mesma pessoa mas, dessa vez, com uma terceira pessoa fazendo a descrição.

 

A diferença entre os resultados é grande e revela como focamos em nossos defeitos, deixando claro que temos uma aparência muito melhor do que imaginamos. Com a overdose de imagens de um padrão irreal com as quais lidamos diariamente, essa campanha tenta conscientizar as mulheres sobre a sua verdadeira beleza.

 

Ao finalizar, o vídeo mostra as participantes encontrando seus retratos falados e percebendo a diferença entre as imagens reais e como elas se vêem. Essa é a conclusão do vídeo, acompanhada do slogan “Você é mais bonita do que pensa”, que convida o espectador a conferir o projeto completo no site da marca.

 

A campanha é bastante sensível e usa diversos elementos, como música e fotos, para envolver o público. Além disso, a apresentação das mulheres que participaram do projeto, contando os defeitos que elas vêem em si mesmas e como isso afeta suas vidas, ajudam a criar uma conexão com o público, utilizando os recursos de storytelling.

 

Se você quiser conferir o vídeo, clique neste link.

 

Como aplicar o storytelling no marketing?

 

A princípio, é importante esclarecer que nem toda narrativa é um storytelling. Para que se encaixe no termo, é preciso que a ideia seja usada com um instrumento para estruturar o texto, levando o ouvinte de um ponto a outro de maneira que ele fique realmente envolvido nessa condução.

 

Também é importante manter a coerência durante a narrativa, para que a mensagem seja bastante clara e não provoque dúvidas no espectador ou ouvinte. Além disso, o conteúdo precisa ser envolvente e apresentar uma solução clara.

 

Não há a definição de apenas um veículo para o uso do storytelling. Esse recurso é extremamente versátil, podendo ser usado em campanhas de vídeo, na produção de conteúdo e até mesmo em textos mais curtos, como um post de redes sociais.

 

Outro elemento importante para causar impacto é o trazer histórias verdadeiras, o que ativa o viés de confirmação e provoca a identificação no receptor da mensagem. Se a persona não se identificar com a narrativa, os objetivos da estratégia não serão atingidos.

 

O storytelling tem sido aplicado com sucesso por diversas empresas, tanto no marketing digital como em campanhas offline. E você, o que está esperando para aproveitar esse recurso nas divulgações do seu negócio?

 

Se você quer explorar o storytelling e não sabe nem por onde começar, entre em contato comigo para que eu possa auxiliar na construção de uma estratégia de marketing eficiente!

FABRÍCIO MACIAS

Com dez anos de experiência em marketing digital de alta perfomance, é CEO da Macfor, consultoria de marketing de alta performance, especializada em gerar resultados qualificados de tráfego, leads, vendas e conversões.