BLOG

14 de dezembro de 2020
|

Microlearning: como aprender mais em menos tempo

Microlearning é um método de aprendizagem online que transmite conteúdos complexos em pequenas partes. A abordagem faz você aprender mais em menos tempo, já que o conhecimento é adquirido através de sessões curtas, com uma linguagem de fácil compreensão.

 

O que é Microlearning

 

Primeiramente, saiba que investir em qualificação, através de estudo e autoconhecimento, é uma das ferramentas disponíveis para melhorar ainda mais o seu Marketing pessoal. Por isso, é importante que você saiba o que é microlearning e como o método pode facilitar o seu aprendizado. 

 

O microlearning é um termo em Inglês para “micro aprendizagem”. Em outras palavras, é um método responsável por proporcionar o entendimento de assuntos complexos de forma descomplicada. A abordagem vem ganhando força no ensino online e a distância, por otimizar o tempo das pessoas. 

 

A diferença entre a ferramenta e o Macrolearning

 

O microlearning se diferencia do macrolearning por sua duração e por seus objetivos, principalmente. Dessa forma, na micro aprendizagem as sessões costumam durar de 2 a 5 minutos. Além disso, o microlearning tem como foco a transmissão de uma única informação. 

 

Por outro lado, o objetivo do macrolearning é a formação de novas competências, através de aulas e cursos de maior duração. 

 

Com isso, é possível dizer que o microlearning atende a objetivos específicos de aprendizagem com maior precisão e em menor tempo. 

 

Os benefícios do microlearning 

 

É inegável que devemos nos atualizar constantemente para atender às demandas do mercado. Porém, conciliar o tempo escasso com a necessidade de adquirir novos conhecimentos pode ser um grande desafio. Os benefícios do microlearning trazem a solução para esse cenário, afinal os conteúdos são curtos, acessíveis e vão direto ao ponto. 

 

Nesse sentido, o microlearning é vantajoso para quem aprende e também para quem ensina. Na abordagem, você não precisa mais encontrar um grande espaço em meio às inúmeras responsabilidades para absorver importantes conhecimentos para sua carreiraDo mesmo modo, quem ensina não terá que dedicar muito tempo para desenvolver um conteúdo que seja educacional e relevante.

 

Saiba mais a seguir. 

 

Microlearning para o aprendiz

 

O microlearning possibilita que você aprenda muito mais a partir das seguintes características:

 

  • rapidez: treinamentos curtos são perfeitos para a nova geração, que possui tempo médio de atenção de 90 segundos. O aprendiz pode adquirir novos conhecimentos sem afetar sua produtividade ou rotina;
  • informações sob demanda: com o microlearning, você aprende somente o necessário para aperfeiçoar algo específico. Sem enrolação, é possível acessar os conteúdos quando você mais precisa;
  • acessibilidade: o conteúdo pode ser acessado por diversos dispositivos digitais , como smartphone e tablet. Isso traz mais praticidade para o dia a dia; 
  • formato variado: nessa ferramenta de aprendizado, as aulas costumam ser disponibilizadas em vídeo, mas também em formato de podcast, animações, infográficos, estudo de cases e muito mais!

 

Microlearning para a empresa

 

As empresas também podem se beneficiar do microlearning. Logo, quem escolhe ensinar através da metodologia consegue produzir conteúdo de forma prática e rápida. Assim como as empresas que desejam implementar treinamentos pontuais em suas equipes. A abordagem de ensino atende as necessidades de empresas com muitos colaboradores e fluxos intensos de trabalho. 

 

Outros benefícios do microlearning para a empresa são o baixo custo e a facilidade na atualização do conteúdo, quando necessário. Tudo isso sem perder impacto, levando informações importantes para um maior número de pessoas. 

 

Como aplicar e utilizar o microlearning para aprender mais em menos tempo

 

Microlearning é uma das melhores maneiras de aprender conteúdos rapidamente. Enquanto aluno, é possível aprender como e onde quiser. Da mesma forma, se você quiser aproveitar todo o potencial da abordagem para criar conteúdo de relevância ou implementar treinamentos em sua empresa, há muitas possibilidades!

 

Por ser uma estratégia ampla, pode ser aplicada quando você quiser alcançar objetivos com materiais focados. Porém, nem todos os propósitos serão contemplados pela abordagem. Se após estudá-lo você concluir que a abordagem faz sentido, siga para o planejamento e escolha da melhor ferramenta de e-learning para implementar seu conteúdo.

 

O microlearning é uma ferramenta que auxilia o aprendizado corporativo, complementando treinamentos existentes e melhorando falhas na comunicação. Assim, através de conteúdo conciso, também é possível criar um acervo de informações importantes para os colaboradores. 

 

Todos podem ensinar e aprender mais em menos tempo através do microlearning. Abrace essa metodologia para alcançar os melhores resultados.

 

Tem dúvidas? Entre em contato e saiba como posso ajudar você a alavancar sua carreira. 

FABRÍCIO MACIAS

Com dez anos de experiência em marketing digital de alta perfomance, é CEO da Macfor, consultoria de marketing de alta performance, especializada em gerar resultados qualificados de tráfego, leads, vendas e conversões.