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30 de junho de 2021
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Vale a pena investir em Growth na pandemia?

Empresas que buscam constante inovação encontram nas estratégias de Growth um caminho estratégico capaz de proporcionar resultados rápidos e escaláveis. Mesmo em um período de tantas incertezas, é importante continuar implementando práticas para projetar o crescimento do seu negócio. Para complementar essa discussão, descubra a seguir se vale a pena investir em Growth na pandemia.

 

Growth na pandemia: minimizando os riscos

 

A pandemia trouxe um cenário de muita instabilidade e, principalmente agora, as empresas devem agir de forma analítica para não serem deixadas para trás conforme as mudanças continuam a ocorrer.

 

Mais do que uma simples metodologia, o Growth Hacking é uma maneira de pensar com potencial de transformar completamente o seu negócio – e é capaz de trazer resultados mesmo em cenários adversos. Afinal, a construção de ideais de negócio a partir de ações baseadas em dados, hipóteses e experimentos beneficia diversos setores.

 

Para aproveitar os benefícios do Growth durante esse período, entretanto, é necessário adotar algumas práticas, a fim de minimizar os riscos inerentes ao momento de crise atual. Assim você não precisará apenas cortar gastos e esperar a pandemia passar – algo que não tem data para acontecer.

 

Aprenda a lidar com a adversidade

 

Primeiramente, mantenha a calma: atravessar a crise não é uma tarefa impossível. A euforia trazida pelas incertezas pode comprometer as decisões, que têm um peso muito maior agora.

 

Ao invés de tentar resolver os problemas imediatamente, sem qualquer estratégia, busque estudá-los a fundo, aceitando a realidade da situação para lidar com os obstáculos da melhor maneira.

 

Aceitar que você não está no controle de tudo é uma ferramenta efetiva para eliminar a sensação de impotência e frustração. Acredite: outros profissionais estão passando pelo mesmo. De qualquer forma, é importante ressaltar que isso não significa desistir dos seus objetivos ou simplesmente aceitar de cabeça baixa qualquer contratempo.

 

Cuide da sua equipe

 

Assim como gestores, um Growth Hacker deve estender as suas preocupações para a equipe, mantendo um time saudável e pronto para produzir de maneira estratégica. Por isso, é recomendável investir no aperfeiçoamento de práticas de comunicação interna, promover discussões relevantes e mostrar-se aberto para sugestões e críticas.

 

Todos nós estamos enfrentando um dos momentos mais desafiadores de nossas vidas. Porém, a empatia e a cooperação garantem um trabalho equilibrado e capaz de superar expectativas.

 

Mantenha o foco, saiba dizer não

 

Ninguém menos do que Steve Jobs nos ensinou que saber estabelecer prioridades é um dos grandes segredos para trabalhar de forma consistente. Em suas próprias palavras, “algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que vão focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem.”

 

Portanto, aceite que o momento atual pede que você deixe alguns projetos de lado para dedicar todo o seu talento, expertise e estratégia em ideias com maior potencial de sucesso.

 

Como aplicar práticas de Growth na pandemia?

 

Em termos práticos, aplicar estratégias de Growth na pandemia demanda ainda mais precisão e criatividade. Afinal, mesmo que esse mindset contribua imensamente para a performance de um negócio, é na habilidade de encontrar soluções criativas para gerar crescimento que está o seu principal intuito – exatamente o que uma crise econômica exige.

 

Em outras palavras, ao realizar testes técnicos e aprimorar processos dentro de uma empresa, é possível alcançar novos patamares. Do mesmo modo, o olhar de um Growth Hacker permite a identificação de novas oportunidades em meio ao cenário atual.

 

Você não precisa deixar nenhuma das suas práticas – já tão consolidadas e efetivas – de lado. Na verdade, são necessários apenas alguns ajustes para continuar investindo no crescimento de seu negócio.

 

Flexibilidade é a chave: adapte os ciclos de planejamento

 

Os desafios trazidos pela crise nos colocaram de frente para um pensamento incômodo, que não pode mais ser ignorado: só existe o agora. Por isso, em vez de planejar trimestralmente ou até mesmo realizar uma projeção de seis meses, foque no que precisa ser feito no momento.

 

Chegou a hora de encurtar os ciclos de planejamento, sem se esquecer de manter a flexibilidade caso surja qualquer mudança repentina. Reduzir esse tempo permite que você acompanhe as circunstâncias e possa perceber com agilidade qualquer indício de falha, permitindo decisões mais eficazes no curto prazo.

 

Mais do que simples executores: busque um time incansável

 

Para garantir resultados consistentes, é crucial que toda a sua equipe esteja na mesma página. Um time de alta performance deve ser persistente e tão movido por crescimento exponencial quanto o líder. Mas isso só é possível através de motivação, objetivos claros e um caminho estratégico bem definido.

 

Para aproveitar ao máximo as oportunidades, é fundamental que todos estejam alinhados, garantindo uma boa execução do planejamento estratégico. Portanto, investir no desenvolvimento de squads com os talentos que o seu negócio exige deixou de ser uma simples opção e se tornou uma prioridade.

 

Teste pequeno, acerte grande: a importância das hipóteses

 

Em períodos de crise, os testes se mostram ainda mais necessários. Nesse sentido, a saída para entender com profundidade o mercado, no intuito de tomar as melhores decisões, é investir em testes pequenos para corrigir qualquer falha quanto antes – e acertar grande! Dessa forma, cada plano de ação é cuidadosamente desenvolvido a fim de alcançar os objetivos do seu negócio.

 

Acima de tudo, um Growth Hacker é um visionário, sem deixar a racionalidade em segundo plano. Deve, então, criar hipóteses melhores, sempre baseadas em dados, e implementar uma rotina de gestão para esses experimentos. Isso pode ser feito através de diferentes metodologias, como o uso do ICE Score, uma forma de elencar prioridades partindo de três perguntas:

 

  • Impact (Impacto) – Qual o impacto que uma ação pode causar à empresa?
  • Confidence (Confiança) – Você e o seu time realmente acreditam que essa prática será efetiva?
  • Ease (Facilidade) – Quão fácil é o planejamento e a execução dessa ação?

 

Utilize essa matriz para todos os projetos que você tem em mente, pontuando cada um dos fatores apresentados para definir a efetividade de um plano. Feito isso, priorize aquilo que mais faz sentido para o momento da empresa, considerando o orçamento para testes e os objetivos.

 

 

Utilize o seu próprio negócio a seu favor: o conceito de product-led Growth

 

Uma das alternativas para continuar aproveitando todas as vantagens do Growth na pandemia é orientar o seu crescimento através de um produto ou serviço que, de forma escalável, atende às necessidades do cliente.

 

Isso significa investir cada vez mais no aperfeiçoamento de soluções para continuar próximo ao cliente e permitir que o próprio produto ou serviço alcance mais autonomia, facilitando a venda, o upsell e até o atendimento.

 

Através da implementação de tecnologias e estratégias voltadas para o fortalecimento da autoridade de um produto/serviço, é possível alcançar um melhor proxy de maturidade dos leads. O comportamento do consumidor mudou, e hoje em dia, muitos clientes preferem se educar por conta própria em relação a algo que desejam consumir, ao invés de esperar por profissionais dispostos a oferecer alternativas.

 

O Growth é a melhor estratégia para a pandemia

 

Acredite, o Growth não é um bicho de sete cabeças e muito menos uma estratégia descartável em tempos difíceis. Pelo contrário, é possível aproveitar todo o potencial dessa maneira de agir e planejar para evitar decisões que podem comprometer o seu negócio durante a crise.

 

As soluções criativas, que muitas vezes dependem de pouco investimento, são capazes de trazer resultados que superam qualquer expectativa. O momento não é dos mais fáceis – mas, através de implementações estratégicas constantes e direcionadas, somos capazes de nos reinventar para o novo mundo. Um dia de cada vez.

 

Ficou interessado em aprender mais sobre estratégias digitais através da perspectiva de um Growth Hacker? Entre em contato comigo e descubra como posso ajudar você a alavancar a sua carreira.

FABRÍCIO MACIAS

Com dez anos de experiência em marketing digital de alta perfomance, é CEO da Macfor, consultoria de marketing de alta performance, especializada em gerar resultados qualificados de tráfego, leads, vendas e conversões.