BLOG

13 de agosto de 2021
|

Branding: saiba como construir e gerenciar sua marca

Você provavelmente já leu ou ouviu falar do termo branding. Essa palavra traz mais do que uma estratégia de divulgação: trata-se de uma ferramenta importante para reforçar uma marca em um cenário que conta com outras informações e concorrentes, independentemente do nicho.

 

Antes mesmo de perceber o branding como profissional, você lida com ele como cliente. Quer alguns exemplos práticos? A fonte e as cores que identificam a Coca-Cola, ou os arcos dourados sobre o fundo vermelho do Mc Donald’s.

 

Acompanhe este artigo completo para entender melhor o assunto!

 

Por que o Branding é tão importante?

 

O branding é um trabalho de gestão de marca que busca criar uma identidade e uma conexão com os clientes, que seja capaz de remeter a valores e sentimentos.

 

Para isso, são usadas cores, fontes, imagens, tom de voz, discurso, jingles e diversos outros recursos presentes no marketing e na publicidade.

 

A estratégia dá muito certo. De acordo com pesquisa realizada por Ana Couto Branding, 67% dos entrevistados estão dispostos a comprar de uma marca com a qual eles sintam conexão, mesmo que tenham que pagar a mais por isso.

 

Com um bom trabalho de branding, a marca torna-se mais atrativa, pode cobrar um valor maior por seus produtos (principalmente quando a qualidade é um dos valores relacionados), consegue se diferenciar da concorrência e conquista os clientes.

 

Algumas chegam a se tornar referência de uma época ou de uma cultura, tamanha a participação que têm no dia a dia das pessoas.

 

Como iniciar um projeto de branding?

 

Sua empresa certamente pode se beneficiar muito de uma gestão estratégica de marca, já que assim consegue construir valor em torno do seu nome e da sua imagem.

 

E como dar o pontapé inicial nesse trabalho?

 

Separei alguns passos que você pode seguir para conquistar esse objetivo.

 

1. Defina a identidade da marca

 

Na primeira fase do projeto, devem ser construídos os pilares sobre os quais a sua empresa irá se apoiar no que diz respeito à gestão de marca.

 

Quais são os valores que ela defende? Com quais causas se identifica? Quais são os propósitos e as promessas da marca?

 

As respostas para essas perguntas ajudam a determinar uma identidade e, a partir dessa definição, fica mais fácil escolher como a comunicação será feita.

 

2. Tenha uma boa identidade visual

 

Depois de descobrir a personalidade da sua marca, é hora de pensar sobre como transmitir essas ideias.

 

Para isso, é preciso pensar como a marca quer ser vista. Quais são as cores e os elementos que traduzem as características da corporação?

 

Nesse estágio, defina um estilo e crie um manual da marca – documento que apresenta todas as guidelines para a preparação dos elementos visuais que envolvem a empresa, como cores, fontes, aplicação do material gráfico, entre outros detalhes.

 

Tais elementos são muito importantes para uma gestão de branding bem sucedida, principalmente quando se faz uso desses recursos nas redes sociais. A intenção é que o cliente, ao ver algum material da sua organização, já saiba do que se trata.

 

3. Defina uma boa estratégia

 

Na estratégia, o foco é transmitir outros valores que não sejam visuais. É nessa fase que você fala sobre os propósitos corporativos, responsáveis por realmente criar uma conexão mais profunda com o consumidor.

 

Dentro desse escopo, são pensados o tom de voz, o discurso, os canais em que a marca está, as bandeiras que defende e outros detalhes importantes, que sejam capazes de transmitir o seu comportamento.

 

A estratégia exige máximo cuidado, pois deve ser coerente com a empresa. Uma marca muito tradicional que, de um dia para outro, começa a usar emojis e memes engraçados nas redes sociais certamente poderá gerar estranheza ao público.

 

Outro detalhe importante é que o discurso seja aplicado na prática. Uma marca que defende a igualdade de gênero, por exemplo, mas que não tem uma política inclusiva na contratação de funcionários, corre o risco de soar como falsa e ter uma repercussão negativa.

 

Com a facilidade para transmitir informações atualmente, esses dados são facilmente descobertos e divulgados. Em outras palavras, não tente enganar o seu público!

 

Ficou um pouco mais claro como a gestão estratégica de marcas acontece e o porquê desse trabalho ser tão essencial?

 

Seria impossível listar todos os detalhes em apenas um blog post, mas procurei apontar alguns pontos principais para que você consiga ter uma noção mais exata do que essa construção envolve.

 

Pensar e trabalhar o branding não é uma tarefa fácil. Para ajudar nisso, você pode contar com a experiência de profissionais que entendem do assunto e que consigam guiar todo o processo para a sua empresa. Entre em contato comigo e saiba como posso ajudar!

FABRÍCIO MACIAS

Com dez anos de experiência em marketing digital de alta perfomance, é CEO da Macfor, consultoria de marketing de alta performance, especializada em gerar resultados qualificados de tráfego, leads, vendas e conversões.