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14 de outubro de 2021
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Brand awareness: significado e estratégias para construir a awareness da sua marca

Brand awareness: significado e estratégias para construir a awareness da sua marca

 

Quando você pensa em sabão em pó, provavelmente lembre de Omo – talvez, você até se refira a sabão em pó, de forma geral, simplesmente falando “omo”! 

 

Da mesma forma, é provável que, quando você queira um delivery de comida, já pense: “Vou pedir iFood”.

 

Isso é brand awareness.

 

Aqui, vamos te contar como criar essa consciência de marca para a sua marca, empresa, solução ou serviço.

 

As marcas que citamos no início construíram uma consciência de marca tão forte que os seus nomes até substituíram os termos genéricos usados para se referir aos produtos/serviços do seu nicho.

 

Omo é uma marca de tradição centenária. Por outro lado, iFood é uma marca com apenas 10 anos de fundação.

 

Isso significa que com as estratégias ideais de brand awareness, uma marca pode declarar e consolidar o seu espaço em grande escala, dentro de um curto prazo.

 

Nesse artigo, você vai aprender a fazer isso.

 

Brand awareness: significado

 

Toda estratégia de branding está ligada ao brand awareness. 

 

(Veja o que já falamos sobre branding.)

 

Brand awareness, ou consciência de marca, é a dimensão em que a marca é reconhecida pelos consumidores e potenciais clientes, sendo corretamente associada ao seu específico produto ou serviço.

 

Quando falamos de marcas que não têm alcance global – como Omo, iFood, Apple, entre outras –, o provável é que não seja possível criar uma consciência tão grande e forte a respeito dos produtos ou serviços. E isso é normal. 

 

No entanto, outras escalas de reconhecimento também contam como grandes sucessos. Por exemplo:

 

  • O público-alvo saber claramente a razão pela qual a sua empresa é conhecida.
  • Um usuário de redes sociais reconhecer o seu estilo de linguagem ao ver um anúncio no feed de notícias.
  • Clientes terem razões específicas para escolher a sua marca ao invés de outras – especialmente, se forem mais baratas.
  • Sua marca ser um nome procurado entre os termos de pesquisa dos mecanismos de busca, como o Google.

 

Quando seu público-alvo tem consciência da sua marca, significa que eles procuram saber mais sobre os seus produtos e serviços, porque eles sabem que existe e ativamente querem aprender mais para conhecer os diferenciais e comparar com outras marcas.

 

Ou seja: focar na brand awareness é usar estratégias que incentivam o avanço no funil de vendas, para além da descoberta da sua marca.

 

Brand awareness no digital

 

Todas as empresas estão migrando para o digital – mesmo aquelas que não oferecem soluções restritas ao ambiente online. Afinal, a divulgação, a compra e a venda são muito mais ágeis e cômodas no digital.

 

Por isso, é necessário pensar em brand awareness com foco no virtual – inclusive, o marketing digital é um grande facilitador de aumento de brand awareness.

 

Na abundância de dados que podem ser gerados, processados e analisados digitalmente, é possível identificar com muito mais precisão os padrões de comportamento e consumo das pessoas. Eles são imprescindíveis para que você tenha insights muito mais claros e melhore a sua brand awareness.

 

Portanto, com essas estratégias de marketing digital, você pode aumentar sua brand awareness – tanto online quanto offline.

 

Estratégias de brand awareness para usar no digital

 

Alcançar um público ideal e específico usando conteúdo e mensagens personalizadas é muito mais fácil com o marketing digital, já que você pode segmentar a sua audiência e direcionar suas ações.

 

Com o fim de obter destaque nesse ambiente e realmente construir e expandir a sua brand awareness, é preciso personificar a sua marca e dar a ela uma voz única.

 

Para isso, primeiramente, você terá que pensar nas seguintes questões:

 

  • Como sua marca impacta o mundo e seus clientes?
  • O impacto da sua marca é geral, ou é exclusivo para um nicho?

 

Crie uma história e um tom de voz distinto para responder essas perguntas e use-os sempre para dirigir-se ao seu público, em todas as suas plataformas. A chave da brand awareness é a consistência.

 

Seja visual. Algumas das plataformas mais usadas para construir brand awareness são as redes sociais, já que são extremamente visuais. Crie conteúdos com seus produtos em destaque, para que seja bem explícito o que você está anunciando. Assim, o público dessas redes já começará a identificar sua marca naturalmente, em poucos segundos de visualização.

 

Agregue valor às palavras-chave relacionadas ao seu produto com conteúdo relevante. Para isso, você deve pesquisar as principais palavras-chave do seu segmento, usá-las em seu site ou blog e criar conteúdos bastante explicativos e claros sobre as razões pelas quais os consumidores precisam e devem usar a sua marca. Usar as palavras-chave nas redes sociais e anúncios também é um must.

 

De forma geral, o que não pode faltar nas suas estratégias de marketing digital para brand awareness é:

 

  • Domínio de branding e storytelling.
  • Uso de palavras-chave e otimização SEO (Search Engine Optimization).
  • Criação de hashtags para seus serviços/produtos nas redes sociais.
  • Postagens frequentes em social media.
  • Campanhas de anúncios: social ads nas redes sociais e display ads em mecanismos de busca, como o Google.

 

Brand awareness: exemplos

 

Os exemplos de brand awareness das grandes marcas citadas neste artigo são casos em que houve muito investimento em mídia online e offline, a fim de criar e consolidar sua tradição.

 

No entanto, os exemplos a seguir são usados por marcas de todas as escalas – e geram resultados sem investimentos estratosféricos.

 

Vale pesquisar e saber mais sobre cada um deles:

 

  • Presença no LinkedIn.
  • Criar ou participar de podcasts.
  • Anúncios Pay Per Click (PPC) para aparecer no topo do Google.
  • Anúncios pagos nas redes sociais ou impulsionamento de posts.
  • Marketing de influência.

 

Para saber mais sobre cada um desses exemplos, acompanhe este blog. Em breve, falaremos mais especificamente sobre cada um deles.

 

FABRÍCIO MACIAS

Com dez anos de experiência em marketing digital de alta perfomance, é CEO da Macfor, consultoria de marketing de alta performance, especializada em gerar resultados qualificados de tráfego, leads, vendas e conversões.