BLOG

31 de maio de 2021
|

5 dicas de marketing B2C para B2B: alcance a máxima performance digital

Alcançar a máxima performance digital em grandes negócios exige uma abordagem estratégica. Apesar de existir uma grande diferença entre as comunicações B2C e B2B, é possível cruzar algumas de suas práticas para aprimorar o desempenho de suas ações. A seguir, conheça 5 dicas de marketing B2C para B2B que vão acelerar os seus resultados.

 

1. Imagine quem é o seu cliente ideal 

Você pode até pensar que é inviável levar práticas de B2C para o marketing B2B, afinal, o ciclo de vendas é consideravelmente maior no segundo caso. 

 

Porém, assim como o segmento B2C permite planejar ações focadas no cliente,  é possível adotar estratégias no segmento B2B que superem as expectativas do negócio que contratou os seus serviços.

 

Realizar a segmentação de forma adequada e colocar o cliente no centro de qualquer decisão é a chave para oferecer soluções cada vez mais personalizadas. 

 

Dessa forma, você se torna capaz de entender quem vai consumir o seu produto ou contratar o seu serviço, o que abre caminho para o desenvolvimento de planejamentos estratégicos. Manter o olhar apurado para identificar o cliente ideal é uma das maneiras efetivas para aproximá-lo da sua marca e aumentar as suas conversões.

 

2. Crie conteúdo para o seu público-alvo   

Empresas B2C dominam a arte de entregar conteúdos customizados que realmente conversam com o seu público-alvo. Nesse sentido, o marketing B2B pode tirar lições valiosas das principais campanhas das grandes marcas, que costumam atrair a audiência promovendo identificação através da emoção. 

 

Para criar conteúdo de forma orientada, pense no caminho que você percorre até tomar uma decisão de compra. Pergunte a si mesmo quais aspectos você considera antes de comprar, como a apresentação de benefícios influencia a sua escolha e quais são os objetivos que você pode alcançar após comprar um produto ou contratar um serviço.

 

Independentemente das respostas, saiba que todos esses fatores contribuem para um planejamento estratégico B2B mais humanizado, sem perder o tom de voz adequado para se conectar com profissionais. Se você ainda tem dúvidas sobre como criar conteúdo, confira algumas recomendações extras. 

 

Personalize as mensagens com os dados do cliente

A personalização também funciona no marketing voltado para empresas, contribuindo para que a sua mensagem chegue ao responsável por tomar decisões na marca que você deseja atingir com as suas ações. 

 

Seja transparente e enfatize os benefícios 

O conteúdo deve focar os interesses do cliente, levando soluções para as dores dele. Por isso, procure apresentar os benefícios e as possibilidades de crescimento que a sua empresa pode proporcionar com a contratação dos seus serviços. 

 

Automatize o envio de mensagens

Invista em serviços de automação para entregar uma experiência personalizada ao cliente no momento certo. Do mesmo modo, não economize esforços para construir campanhas de e-mail marketing

 

3. Ofereça a melhor experiência para o usuário

Aplicar técnicas para aprimorar a experiência do usuário aumenta as chances de fechar negócio. Isso porque um profissional interessado em contratar os seus serviços até pode interagir com o seu conteúdo, mas deixa de tomar uma decisão caso a jornada até ela apresente gargalos. Por isso, vale adotar as práticas descritas a seguir.

 

Foco em UX 

As suas plataformas precisam ser user friendly, ou seja, fáceis de usar por qualquer pessoa, especialmente o seu público-alvo. Nesse sentido, o UX Design desempenha um importante papel no desenvolvimento de páginas, contribuindo para a decisão do seu cliente.

 

Cogite implementar um SAC 24/7

Sabemos que o atendimento é um recurso que pode acelerar uma venda – ou impedi-la. Afinal, a empresa que deseja contratar os seus serviços precisa ter um suporte adequado e de confiança para tirar dúvidas. A sugestão, nesse caso, é buscar implementar um SAC 24 horas, que pode contar com o auxílio de bots para otimizar as conversas. 

 

Use um CTA incisivo

O CTA (call to action) contribui para a usabilidade e para o aumento no tempo de navegação do usuário, além de ser uma ótima ferramenta para mensurar dados e impactar clientes, favorecendo a tomada de decisão. Portanto, construir chamadas diretas e objetivas é uma das técnicas mais efetivas para garantir a melhor experiência ao público.

 

4. Não deixe as redes sociais paradas

As redes sociais fortalecem a presença digital de uma empresa como poucas ferramentas são capazes. Porém, o grande insight para utilizar estrategicamente esses espaços é reproduzir ações utilizadas no marketing B2C na comunicação para empresas. Em outras palavras, promova interações e produza conteúdo que remeta ao lifestyle ou à persona da marca alvo para criar uma relação que vá além do negócio e, assim, aprimorar a performance de forma constante.

 

Outra importante prática é trazer cases – com muitos dados – e depoimentos de outros clientes B2B. Dessa forma, outras empresas interessadas nos seus serviços podem conferir o que você realmente é capaz de oferecer. 

 

5. Esteja aberto para o novo 

Estar disposto a implementar novas abordagens e explorar ao máximo as mídias sociais é o que vai destacar o seu negócio da concorrência. Afinal, um profissional de marketing digital deve se adaptar às mudanças e tirar o melhor proveito delas.

 

Por isso, busque transmitir autoridade aos seus clientes B2B através de propostas inovadoras e visionárias. Faça isso sempre que uma nova rede social ou funcionalidade surgir, antecipando os possíveis desejos do seu cliente. 

 

B2B e B2C realmente caminham juntos? 

Quando se trata de oferecer soluções únicas para outras empresas, combinar marketing com dados, realizar iniciativas em Business Intelligence e produzir conteúdo humanizado são apenas alguns dos passos rumo a resultados exponenciais. E mesmo que muitas dessas técnicas estejam presentes tanto no segmento B2C quanto no B2B, ainda há profissionais resistentes a mudanças de abordagem e posicionamento.

 

Porém, considerando toda a expertise necessária para se destacar no mercado, é possível perceber que as duas realidades caminham juntas, com um mesmo objetivo: conquistar novos leads e transformá-los em clientes. Por isso, para implementar práticas que podem contribuir para a sua performance digital e, consequentemente, atrair mais empresas até o seu negócio, é preciso deixar de lado as suposições.

 

Você tem consciência do seu potencial, mas percebe que ainda não domina as ferramentas necessárias para alavancar a sua carreira? Entre em contato comigo e descubra como posso ajudar você a superar os seus próprios desafios. 

 

FABRÍCIO MACIAS

Com dez anos de experiência em marketing digital de alta perfomance, é CEO da Macfor, consultoria de marketing de alta performance, especializada em gerar resultados qualificados de tráfego, leads, vendas e conversões.