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19 de março de 2021
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Cases de marketing digital internacionais para inspirar seu negócio

Qual será o segredo do sucesso de marcas internacionais? Primeiramente, para responder essa pergunta, é necessário estudar cases de marketing digital. Afinal, é importante descobrir como grandes empresas se consolidaram no mercado para usar como referência e promover estratégias similares no seu negócio. 

 

Seja por conta de um slogan inesquecível ou por uma propaganda de data sazonal que te emocionou, frequentemente nos deparamos com cases de sucesso no meio digital, que contribuem para transformar nossa relação com empresas. 

Agora, chegou o momento de desvendar o que há por trás de cases renomados internacionalmente e como eles podem ajudar a alcançar resultados extraordinários. Acompanhe o que eu preparei! 

 

O que são cases de marketing digital?

 

Antes de tudo, entenda o que é de fato um case de marketing digital, que basicamente consiste em estratégias que foram realmente efetivas e trouxeram grande retorno para o negócio – não só em ganhos financeiros, como também de imagem. 

 

Apesar de parecer simples criar uma campanha de marketing bem-sucedida, poucas são consideradas cases de sucesso. Logo, para desenvolver estratégias assertivas, é necessário analisar os diversos canais disponíveis para comunicação, as especificidades do seu segmento, descobrir quem é a persona e também o objetivo da sua campanha.

 

Portanto, descobrir o que realmente funcionou para empresas, tanto nacionais quanto internacionais, pode fazer toda a diferença. 

 

Por que é importante estudar cases de marketing digital?

 

Durante o processo de conhecer a fundo o seu público-alvo e quais resultados você deseja alcançar com suas campanhas de marketing, você provavelmente irá descobrir que não existe uma fórmula mágica para criar um case de sucesso

 

De qualquer forma, essa ainda é uma das práticas que mais traz inspiração para a sua marca, além de promover inovações e facilitar a busca por soluções para desafios

 

Saiba, a seguir, o que o estudo de cases pode agregar ao seu negócio!

 

Identificar novos métodos

 

Entender como cases de marketing bem-sucedidos foram criados permite identificar novas abordagens para fortalecer suas estratégias. 

 

Basicamente, absorver aquilo que está funcionando para outras empresas possibilita a implementação de métodos mais eficientes e, como resultado, leva à inovação constante exigida para se manter relevante no setor. 

 

Obter novas referências

 

Para aproveitar ao máximo os momentos de brainstorming, é importante ter referências diversas e atualizadas para assim encontrar as melhores ideias. 

 

Nesse sentido, busque fortalecer seu repertório e também o de seus colaboradores com os cases que mais conversam com a sua marca. 

 

Evitar erros cometidos

 

Assim como é possível aprimorar estratégias, através do estudo de cases você evita que os erros cometidos por outras empresas atinjam suas campanhas digitais. 

 

Em resumo, um dos grandes segredos de alcançar os melhores resultados é perceber erros logo no início para corrigi-los rapidamente, de acordo com o que aprendemos juntos sobre Growth Hacking.

 

5 cases de marketing digital internacionais famosos

Para provar o quanto você e seu negócio podem aprender, separei 5 cases de marketing digital internacionais que fizeram um enorme sucesso no mercado. Confira! 

 

Mercedes-Benz

 

De fato, a Mercedez-Benz parece ser especialista quando o assunto é marketing digital, principalmente voltado para Social Media. O destaque vai para uma das melhores campanhas para Instagram já criadas, lá em 2013, em que a marca alemã tentou se aproximar do público mais jovem, contratando cinco fotógrafos da rede para tirar uma foto da roda do lançamento Mercedes CLA

 

Desses cinco, quem obtivesse mais likes levaria o carro. Obviamente, todos trabalharam muito duro para isso, e os resultados para a empresa ao final da campanha foram surpreendentes: 

 

–  87 milhões de impressões orgânicas.

–  2 milhões de likes.

– 150 novos marketing assets.

 

Dove

 

A Dove é um exemplo relevante de marca internacional que se tornou um case de sucesso ao se aproximar do público mostrando seus valores na prática. 

 

Em sua campanha intitulada “Retratos da Real Beleza”, a Dove trouxe mulheres reais, com belezas e corpos distintos, para falar umas sobre as outras, combatendo a autocrítica severa praticada por tantas mulheres. 

 

A empresa mostrou com excelência como uma campanha de marketing de conteúdo sensível e emocionante pode não garantir aumento de receita, mas ainda assim contribuir para um relacionamento genuíno entre a empresa e o consumidor.

 

Nutella

 

Sem dúvida, você já deve ter percebido que todo conteúdo digital produzido pela Nutella provoca a vontade de consumir o produto imediatamente. Em um setor tão relevante quanto o de alimentos, é importante desenvolver campanhas em diferentes mídias sociais. Desse modo, a marca busca realmente fazer parte da vida das pessoas. 

 

Assim como as pessoas costumam tirar fotos de seus pratos antes de comer, a Nutella faz o mesmo de forma dinâmica, promovendo identificação e desejo como poucas marcas conseguem atualmente. 

 

Oreo

 

Oreo é outra marca de alimentos conhecida por suas estratégias criativas. Um de seus principais ensinamentos é a importância de investir em um branding consistente e garantir que seu time esteja sempre atento a fim de produzir posts estratégicos, na hora certa e no momento certo. Quer um exemplo? 

 

Durante o Super Bowl de 2013, a Oreo fez um post emblemático. Quando as luzes se apagaram por meia hora, a marca aproveitou o blackout para tweetar “Power out? No problem. You can still dunk in the dark.”, que traduzido seria algo como “Sem energia? Não tem problema. Você ainda pode molhar os biscoitos no escuro.”

 

A piada em um momento tão oportuno rendeu à Oreo mais de 15.000 retweets (um grande feito para a época), provando que um pensamento rápido aliado a um time estratégico e criativo pode levar o seu negócio longe. 

 

Airbnb 

 

Por fim, descubra o que fez o Airbnb romper com paradigmas do setor hoteleiro e se destacar como um case de marketing digital. A famosa rede de hospedagem, fundada em 2008, decidiu desde o início fortalecer sua relação com o público através do marketing. 

 

Com forte presença nas redes sociais, publicando fotos tiradas tanto por hosts quanto por clientes da plataforma, o Airbnb conta histórias e oferece experiências que vão além de uma simples reserva. Em suas redes, são compartilhadas imagens referentes à cultura dos locais. Assim você reconhece tudo aquilo que conecta as pessoas durante uma viagem. 

 

Por isso, seu engajamento se mantém alto sem esforços, e cada post de Instagram chega a receber até 14.000 likes. Assim, a startup tornou-se um exemplo de como promover confiança através de suas campanhas digitais.

 

Consulte um especialista em marketing digital

 

Em mais de 10 anos de experiência, sigo dedicado a ajudar pessoas a tomar decisões de forma assertiva na internet. Portanto, o sucesso de alguns cases de marketing digital me inspiram imensamente!

 

Procuro estar sempre um passo à frente. Não acredito em fórmulas prontas e invisto meus conhecimentos em encontrar o melhor caminho para acelerar seus resultados. Se você quer colocar tudo que aprendeu com este artigo em prática, entre em contato comigo e descubra como posso ajudar você a alavancar a sua carreira! 

 

FABRÍCIO MACIAS

Com dez anos de experiência em marketing digital de alta perfomance, é CEO da Macfor, consultoria de marketing de alta performance, especializada em gerar resultados qualificados de tráfego, leads, vendas e conversões.