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12 de janeiro de 2021
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Growth Hacker: o que é e como se tornar um

Growth Hacker é o nome dado ao profissional de marketing que estabelece suas estratégias a partir dos princípios do Growth Hacking

 

Nas palavras de Sean Ellis, conhecido como o primeiro Growth Hacker da história, “um Growth Hacker é uma pessoa cujo verdadeiro norte é o crescimento. Tudo que ele faz é guiado pelo potencial de impacto e crescimento escalável”. 

 

O que é Growth Hacking?

 

Para entender o que um Growth Hacker faz, primeiro precisamos falar sobre o marketing voltado para os experimentos. Growth Hacking é uma área, relativamente nova, que combina marketing com dados e tecnologia.

 

Em outras palavras, o Growth Hacking projeta seus resultados a partir de testes e análises constantes, junto a uma gama variada de técnicas de marketing, para acelerar a expansão de empresas. 

 

Princípios do Growth Hacking

 

Ninguém tem tempo a perder, portanto um dos princípios do Growth Hacking é associar estratégias diversas para chegar a soluções com agilidade

 

Dentro da área de Growth, buscamos nos adaptar constantemente para driblar os desafios presentes no mercado. Isso inclui colocar o cliente no centro, por exemplo, sendo a sua jornada digital e os dados relacionados a ela um grande combustível para qualquer tomada de decisão. 

 

Por isso que os testes são tão importantes para o Growth Hacking, afinal não há possibilidade de entregar os melhores resultados quando nos baseamos apenas em suposições e achismos. 

 

Um dos grandes diferenciais da estratégia quando comparada ao marketing tradicional é aceitar que o erro faz parte do aprendizado. Ou seja, no Growth Hacking, entendemos que quanto mais rápido você falha, mais rápido você aprende

 

Como resultado, quanto antes você descobrir o que não funciona, mais cedo você irá descobrir a melhor estratégia para um crescimento sustentável. Através dessa perspectiva, um Growth Hacker deve ter como objetivo o aumento do faturamento com o menor número de recursos possíveis. 

 

Esse profissional tem a inovação e as métricas como regras para implementar ações e está pronto para driblar desafios. Logo, vale dizer que o Growth Hacking vai além de uma estratégia de marketing digital, gerando impactos também na sua maneira de pensar e de agir. 

 

O que é um funil de Growth?

 

De acordo com Dave McClure, um dos precursores desse mindset, o papel de um Growth Hacker está apoiado nas cinco etapas do funil de Growth, técnica que auxilia no entendimento da jornada do cliente. 

 

A estrutura e estratégia individuais de cada etapa do funil é importante para garantir que o cliente cumpra todas elas. Quando todas se beneficiam de um bom planejamento estratégico, a sua empresa cresce, assim como os resultados, que chegam mais rápido.

 

Conheça as etapas do funil de Growth e suas respectivas ações:

  • aquisição: atrair e conquistar clientes, entendendo como eles chegam até você;
  • ativação: entregar a primeira boa experiência ao cliente;
  • retenção: etapa de fidelização do cliente, quando o cliente retorna;
  • receita: quando os clientes geram faturamento; 
  • indicação: quando os clientes passam a recomendar sua marca para amigos e conhecidos.

 

A importância da geração de ideias no entendimento do funil de Growth

 

Um Growth Hacker precisa ser capaz de abraçar ideias inusitadas e encontrar ferramentas para fazê-las acontecer. Então a geração de ideias voltadas para cada etapa do funil é de extrema importância para uma estratégia se tornar efetiva. 

 

Nessa trajetória, boas práticas como brainstorming, benchmarking e pesquisa de cases de sucesso que sejam referência no seu segmento facilitam a geração de ideias. Além disso, os critérios para seleção de melhores ideias devem levar em conta a probabilidade de sucesso e o impacto nos resultados do negócio. Da mesma forma, o custo e a complexidade de determinada implementação são considerados. 

 

Quanto mais ideias, melhor, porém saiba o momento certo de priorizar cada uma delas. Para isso, realize testes conforme a prioridade, sempre alinhadas com os objetivos macro de sua empresa.

 

Modelando experimentos de Growth

 

Depois que você tem uma boa ideia em mãos, chega o momento de transformá-la em hipóteses. É nesse momento que o Growth Hacker passa a incorporar mais dados em suas análises e definir métricas, ao levantar os pontos necessários para que a execução da ideia seja um sucesso.

 

Portanto, implementar testes A/B associados a técnicas de SEO e Inbound Marketing, por exemplo, é uma das ações possíveis para responder às hipóteses. Em Growth, a equipe deve realizar testes da forma mais rápida possível com o apoio de boas ferramentas. 

 

Dividir os experimentos em fases menores também faz parte dos princípios do Growth, pois caso algo dê errado no processo, é possível corrigir erros rapidamente, minimizando as perdas.

 

Como se tornar um Growth Hacker?

 

A princípio, não há resposta certa sobre como se tornar um Growth Hacker, já que esse profissional pode vir de áreas diversas, como marketing, TI e engenharia. Contudo, o Growth Hacker se destaca por sua busca constante pelo aperfeiçoamento e pela disciplina ao aprender cada vez mais. 

 

Habilidade necessárias para ser um Growth Hacker 

 

Mais do que uma qualificação específica, o Growth Hacker deve possuir uma mentalidade disruptiva e três características principais: criatividade, estratégia e habilidade com números

 

O Growth Hacker tem um perfil analítico, com capacidade para manusear dados , interpretá-los e aplicá-los. Ele reconhece a importância do marketing pessoal para sua carreira e sua resiliência, aliada ao maior princípio do Growth Hacking: o foco no crescimento. Tudo isso faz desse profissional um importante agente da mudança dentro de qualquer empresa. 

 

Metodologia Growth

 

De forma simplificada, a metodologia seguida por um Growth Hacker tem grande foco na geração de ideias e pode ser dividida em quatro etapas:

  • análise de dados e coleta dos insights mais valiosos;
  • geração de ideias;
  • seleção de experimentos a partir das melhores ideias;
  • implementação de testes.

 

O papel do BI nas estratégias de Growth Hacking

 

Entender quais práticas aprimoram a inteligência do seu negócio é algo importante a ser desempenhado por um Growth Hacker.

 

Business Intelligence (BI) é o termo usado para definir o conjunto de técnicas de análises de dados que dão suporte aos processos de tomada de decisão. Ou seja, o BI é o que possibilita a coleta de dados brutos, sua organização e análise elementos fundamentais para uma estratégia bem-sucedida de Growth Hacking. 

 

Além de entender melhor o comportamento do consumidor, ferramentas e práticas de Business Intelligence auxiliam no controle de processos internos e na definição de estratégias que vão trazer os resultados que você deseja.

 

Uma consultoria em Growth Hacking traz inúmeros e gigantescos impactos para qualquer empreendimento, principalmente quando o seu maior objetivo é a expansão do seu negócio.

 

Se você ainda tem dúvidas, entre em contato e descubra como posso ajudar você a alavancar sua carreira! 

FABRÍCIO MACIAS

Com dez anos de experiência em marketing digital de alta perfomance, é CEO da Macfor, consultoria de marketing de alta performance, especializada em gerar resultados qualificados de tráfego, leads, vendas e conversões.